Notas escondidas no iPhone

Dado do problema:

Quero manter minhas anotacões no iPhone longe dos bisbilhoteiros!

Bom, todo mundo sabe que o Notes do iPhone é bonitinho mas ordinário.

Vc não tem como classificar anotacões e se vc quizer anotar algo particular o problema é maior ainda.

Pra tentar resolver o ultimo problema e brincar um pouco com o database do iPhone (sqlite3), pensei em fazer o seguinte:

– Toda vez que escrever uma nota, poderia verificar por uma palavra-chave e caso ela estivesse presente, o corpo da nota desapareceria.

– Pra ver a anotacão novamente, poderia simplesmente digitar uma outra palavra reservada e BINGO! a anotacão apareceria como por mágica!

pois bem, implementei uma versão dessa estória, sem ter que escrever nenhuma linha de código… apenas alguns poucos SQLs.

O uso não ficou la essas coisas mas já é alguma protecão e serve para o meu propósito, veja um exemplo:

Na figura abaixo está o texto que eu quero esconder

Pra isso basta digitar a palavra mágica “HIDDEN” em qualquer lugar do seu texto

Clique no NOTES e saia do aplicativo notes clicando no único botão físico do seu iPhone.

Entre novamente e clique no “Teste 2”

BINGO! sua anotacão desapareceu!!!

E agora??? onde foi parar minha nota?? Calma! basta digitar o seguinte: “Vazionao”

e mais uma vez, salvar seu texto clicando em Notes.

saia do aplicativo entre novamente

BINGO! ai está o conteúdo do seu texto novamente:

Bom, agora que vc já viu tudo funcionando, vamos a parte que interessa, o HOWTO:

1) (iPhone) Faca um backup do seu arquivo de notes:

# cd /var/root/Library/Notes

# cp notes.db notes.db.original

2) (PC) Copie esse arquivo para o seu iPhone: hidden_notes.sql

# scp hidden_notes.sql root@192.168.1.100: /var/root/Library/Notes/

3) (iPhone) Execute o script:

# sqlite3 notes.db < hidden_notes.sql

4) BINGO! Divirta-se e até a próxima.

Anúncios

Configurando o formato do número de telefone no iPhone

ATUALIZADO: (13/Abril/2008 )

para firmware 1.1.4 faça o seguinte:

primeiro instale o “AppSuport Patch 1.1.4” e o “Region Patch 1.1.4” que estão na categoria “Tweaks (1.1.4)” do seu “Installer”

depois copie esse arquivo para o seguinte diretório do seu iPhone:

/System/Library/Frameworks/UIKit.framework/PhoneFormats

# scp UIPhoneFormats.plist root@seu.ip.vai.aqui:/System/Library/Frameworks/UIKit.framework/PhoneFormats/.

reinicie o seu iphone, vá em Settings>General>International>Region Format e escolha Brasil.

BINGO!

__

ATUALIZADO:

O PROCEDIMENTO ABAIXO É PARA O FIRMWARE 1.0.2.

PARA O FIRMWARE 1.1.1 OS CAMINHOS MUDARAM, DEEM UMA OLHADA NO BLOG DO Tunico .

__
Como o iPhone só é vendido nos EUA, a formatacão de números de tefone obedece a regra deles.

Se vc quiser pode alterar para o nosso padrão editando o arquivo:

/System/Library/Frameworks/AddressBookUI.framework/ABPhoneFormats.plist

pra isso vc tem que baixar esse cara do seu iPhone, converter ele para texto, alterar a entrada US e jogar ele de volta para o iPhone(não precisa converter denovo para plist)

para facilitar sua vida basta copiar as mascaras que eu defini abaixo:

<key>us</key>
<array>
<string>(0## ##) ####-####</string>
<string>(0##) ####-####</string>
<string>+55 ## ####-####</string>
<string>####-####</string>
<string>###-####</string>
<string>00 $</string>
</array>

depois disso re-inicie o seu iPhone e …

ATUALIZADO:

Pro iPhone reconhecer os números de quem está ligando corretamente, independente de ter o prefixo da operadora na ligacão origem ou não, vc vai precisar fazer o procedimento descrito no blog do Tunico:

BINGO!

iPhone agora fala!

Finalmente meu iPhone está recebendo SMSs e fazendo ligacões sem ter que usar o speaker.

Se vc como eu, fez o hack do unlock do iPhone e está tendo problemas para fazer ligacões(o speaker fica mudo) além de não receber SMSs, a solucão está aqui:

http://hackint0sh.org/forum/showthread.php?t=3508&page=3

mérito do Toninho e Azamba novamente… eu tava na sala de corpo presente, mas tava muito enrolado com o trabalho pra poder ajudar eles… dei mais um apoio moral 😉

Wallpaper do dia para iPhone:

iPhone Think Linux

Comecando a brincadeira com o iPhone

Se vc fez como eu e instalou um ssh server no seu iPhone, a brincadeira só está comecando:

A primeira coisa que vc vai querer fazer é montar o seu iPhone no linux e pra isso basta usar o SSHFS.

Algo do tipo:

# sudo sshfs -o allow_other root@192.168.1.100:/ /mnt/iPhone/

ai vc pode acessar seu iPhone em /mnt/iPhone e ver por exemplo que ele grava todos os seus PIMs em:

/var/root/Library

e se vc prestar mais atencão vai ver que o formato que ele usa é o SQLITE3 então basta abrir seus arquivos e edita-los usando um:

# sqlite3 /mnt/iPhone/var/root/Library/Calendar/Calendar.sqlitedb

BINGO!

Carregando seu iPhone no Linux

Bom, pra minha surpresa nem o básico funcionou.

Pluguei meu iPhone na usb do meu notebook rodando Ubuntu 7.04, ele deu uma piscada na tela de “charging”, e mais nada.

Então vamos logo as conclusões sem muito bla bla bla.

O Matt Colyer escreveu um módulo para carregar o seu iPhone, a versão ainda é a 0.1 então não espere muita coisa. Mas ele faz o que se propõe por enquanto:

carregar o seu iPhone!

A página do projeto está em:

http://www.mattcolyer.com/projects/iphone-module/

e o processo é o seguinte:

– Baixe o arquivo iphone-module-0.1.tar.gz

# tar xvfz iphone-module-0.1.tar.gz

# cd iphone-module-0.1

– Copie esse patch que eu fiz pra facilitar sua vida na hora de compilar o cara(vou mandar pro Matt, assim que descobrir o email dele)

Salve o arquivo com o nome de Makefile.patch no diretório corrente:

— Makefile 2007-08-23 04:21:12.000000000 -0300
+++ Makefile.patched 2007-09-12 00:23:30.000000000 -0300
@@ -1 +1,15 @@
+OWNER=root
+GROUP=root
+INSTDIR=/lib/modules/$(shell uname -r)/kernel/drivers/usb/misc/
+INSTALL=install
+
obj-m := iphone.o
+
+all:
+ make -C /lib/modules/$(shell uname -r)/build M=$(PWD) modules
+
+clean:
+ make -C /lib/modules/$(shell uname -r)/build M=$(PWD) clean
+
+install:
+ $(INSTALL) -c -o $(OWNER) -g $(GROUP) -m 644 iphone.ko $(INSTDIR)

– Agora aplique o patch

# patch Makefile.patch Makefile# make

# sudo make install

# sudo depmod -ae

Pronto driver compilado e instalado, agora basta colocar na inicializacão:

# sudo echo iphone >> /etc/modules

Pra ver o indivíduo funcionando na hora basta um:

# sudo modprobe iphone

BINGO!

iPhone unlocked!!

Bom galera, eu ia comecar o post contanto minha experiência na ultima noite pra destravar meu iPhone.

Foram longas 6 horas de trabalho, com as piores ferramentas( 😉 ) até conseguir fazer o unlock via hardware com a ajuda do nosso amigo Antonio Carlos.

Mas não deu tempo, hoje quando estava lendo meu rss favorito no meu mais novo iPhone unlocked, vi a seguinte notícia:

Independent iPhone Free Software Unlock Achieved

isso mesmo! eles conseguiram! unlock via software!!!

menos de 12 horas depois de eu fazer o meu hacking via hardware e deixar algumas marcas eternas no iPhone.

Bom já que perdeu a graca contar como faz o unlock via hardware, vou gastar o tempo dos meus próximos posts contanto minha experiência com o Iphone no Linux.