Scrum & CMMi

Na última sexta-feira ( 23/05/08 ) estive em Recife para apresentar a experiência da Globo.com com Scrum.

O Objetivo do evento era discutir até onde Scrum e CMMi eram compatíveis ou antagônicos, e para isso tivemos presenças dos dois lados da moeda.

Boris Gloger concluiu o evento com sua exposição Scrum = CMMi?! A provocation to see the truth”, seguido de um debate/Q&A com o Renato da ISD Brasil.

Em sua apresentação, Boris que além de Certified Scrum trainer também já foi Certificado em CMMi, diz que no nível conceitual Scrum e CMMi são iguais, porém suas implementações no nível tático são totalmente diferentes. Boris recomenda CMMi para corporações grandes e estáveis, onde faz sentido a definição de processos formais que quase não mudam com o passar do tempo. O último slide da sua apresentação resume bem isso. Outro ponto interessante foi a observação de que as novas organizações tendem a ser pequenas, distribuidas e guiadas por mulheres, fato que teve bastante apelo para uma platéia de 68 mulheres e 99 homens.

– Pra quem está procurando uma ferramenta para ajudar a organizar a vida do Scrum Master fica aqui a dica de uma ferramenta promissora, o Fire Scrum produzido pelo pessoal do C.E.S.A.R e liberado sob a licença GPL. Apesar de eu achar que nada substitui o quadro branco com os post-its colados nele, quando se tem muitos times num mesmo projeto, ou times com membros distribuídos fisicamente, uma ferramenta como essa passa a ser fundamental.

– Os slides da minha apresentação estão disponíveis aqui:

pra quem assistiu minha apresentação, dúvidas e comentários são muito bem vindos! Principalmente comentários que me ajudem a melhorar para as próximas.

– Por fim, mas não menos importante, queria agradecer a todo o pessoal de Recife pela simpatia e gentileza com que me receberam, em especial um muito obrigado para a Teresa Maciel do SPIN-Recife, que organizou esse ótimo evento, a Isabela pela recepção, a Cidinha, Eduardo, Marco e todo o pessoal do C.E.S.A.R pelo tour e apresentações.

16 Respostas

  1. Oi Danilo

    Estive presente no evento e posso dizer sem medo de errar que a sua apresentação foi uma das melhores do dia.
    Parabéns pelo excelente trabalho que você tem realizado na Globo.com, sem dúvida um grande case de adoção do Scrum.

    Abraço

  2. Legal Luciano, obrigado!

    o Boris comentou comigo sobre o seu treinamento de CST, boa sorte!

  3. Danilo,

    A apresentação foi ótima, o único porem foi a questão do tempo – algo fora do seu controle – mas que vc compensou pela disponibilidade de conversar depois. Espero que a globo.com participe dos próximos eventos sobre Scrum aqui em Recife.

    ps.: FireScrum é interessante mesmo, mas concordo que o quadro é bem melhor.

    Abraço…

  4. Legal Marcos, se tiver mais alguma questão me manda por email que agente vai se falando.

    []’s

  5. Caramba, após ter trabalhado em lguns bancos e empresas grandes, estaveis e monoliticas eu ainda não vi um exemplo de organização estável onde processos não mudam.

    []s

  6. Surpreendente o post.

  7. Danilo,

    acho que o número de participantes (quase 200) reflete o quanto este assunto é relevante para a comunidade de software, especialmente brasileira – formada por pequenas e médias empresas.

    Meus parabéns pela excelente palestra. Recebi muitos feedbacks positvos sobre ela e me impressionou a força com que vocês abraçaram o scrum na globo.com.

    Muito obrigada a você e Antônio Carlos pelo apoio ao evento.

    Espero nos vermos em breve em outras iniciativas como esta.
    abs.

  8. […] todos – mais uma prova viva de que o Scrum era uma possível resposta para os nossos problemas. O Danilo inclusive fez uma apresentação sobre esse projeto na semana passada num evento do C.E.S.A.R. em […]

  9. Uma frase para todos refletirem o para o “Shoes”:

    A única coisa constante na vida é a mudança.

    Grande abraço e bela apresentação!
    Dany Gregory.

  10. Não sei se você conhece o texto “A ARCA DE NOÉ” ou: “METAS e OBJETIVOS, ESSES DESPREZADOS”, ou ainda: “OS MEIOS JUSTIFICAM O FIM”. Acho que são ideais para utilizar nas palestras do SCRUM.
    Você pode ver uma cópia no site:
    http://www.hephesto.com/agrega/?page_id=11

  11. […] pedido de algumas pessoas que viram minha ultima apresentação em Recife sobre a adoção de Scrum na Globo.com, eu repeti a dose, atualizando todos sobre como estamos […]

  12. […] Danilo já havia apresentado esta palestra em Recife, em maio, com enorme sucesso. Dado este sucesso,  o Alexandre o convidou […]

  13. […] pedido de algumas pessoas que viram minha ultima apresentação em Recife sobre a adoção de Scrum na Globo.com, eu repeti a dose, atualizando todos sobre como estamos […]

  14. O artigo aqui comentado, A ARCA DE NOÉ – Metas e Objetivos, esses desprezados, é de minha autoria, quando criei em 1991. Solicito que faça conter os devidos créditos.
    A.Guilherme – guiprojeos@yahoo.com.br

Deixe um comentário

